Rafael Lutterback

13 de nov de 20203 min

Veja como funciona um Sistema de Bombeamento Movido a Energia Solar

Atualizado: 20 de mai de 2021

A expansão do agronegócio e a constante busca pelo aumento de produtividade em função da alta procura, estão diretamente ligados ao acesso à água, recurso que gera prosperidade e vida ao agronegócio e ao bem estar de toda a população, principalmente.

Saiba mais sobre a geração de energia solar. Clique aqui.

Para a distribuição da água em locais de difícil acesso à energia elétrica, temos uma solução que são as bombas d’água movidas a energia solar. Sistema esse, totalmente eficiente e seguro, atendendo a necessidade de abastecimento de água em áreas rurais como fazendas, sítios, fontes, cascatas e outras aplicações, proporcionando economia e modernizando o mercado do agronegócio.

• As principais aplicações beneficiadas no agronegócio com este tipo produto são:

• Abastecimento de Água para o Gado

• Abastecimento de água para Fazendas e Área Rural

• Sistemas de Irrigação / Hidroponia

Com uma proposta inovadora e de alta duração, os sistemas solares de bombeamento de água têm substituído sistemas abastecidos com geradores de energia a diesel, que na maioria das vezes consomem muito o combustível, encarecendo o sistema, diminuindo os lucros, além de ser um grande emissor de poluentes para o meio ambiente.

Além disso, o sistema de bombeamento movido a energia solar, oferece menor custo e frequência de manutenções e um aumento significativo no rendimento. Ademais, a falta de motor a diesel ou a gasolina faz com que a bomba solar não emita ruído, evitando a poluição sonora, do ar e da água que é captada.

Não apenas para o agronegócio a bomba solar pode ser usada em outras aplicações como:

• Abastecimento de Cisternas e Tanques

• Abastecimento de Água a Distância

• Custo do Sistema de Bombeamento Solar

A instalação da bomba solar a água em propriedades rurais é um verdadeiro investimento, pois o retorno financeiro a médio e longo prazo é garantido por conta da grande economia nas contas mensais de energia.

Geralmente, os custos estão centrados em três partes: projeto de instalação, compra do kit e instalação e instalação na propriedade. O valor final também dependerá de alguns fatores, como:

• O local onde o sistema será instalado e a bomba fará o processo de captação da água;

• A distância entre a bomba e o reservatório de água;

• A profundidade do local onde a água será retirada;

• A capacidade exigida do bombeamento e do reservatório.

Depois desses e de outros quesitos avaliados, é possível chegar a um orçamento específico para a implantação do sistema.

Como funciona o Sistema de Bombeamento movido a Energia Solar?

Trata-se de um sistema independente de uma fonte de energia que gera custo, unido de um funcionamento constante completamente automatizado, que não depende do manuseio humano. O sistema de bombeamento é acionado simplesmente utilizando uma boia elétrica, que começa a trabalhar a partir do momento que o reservatório de água abaixar, a bomba liga, abastecendo o reservatório e garantindo água para a aplicação direcionada em questão.

As placas fotovoltaicas absorvem a luz solar, gerando energia elétrica, abastecendo o sistema de bombeamento, que é composto por uma motobomba submersa (ou de superfície) com uma unidade de controle e um senso de fluxo, que são disponibilizados geralmente em um único kit.

Os que são submersos, geralmente possuem motor em aço e inox, lubrificando e refrigerando a água, além de possuírem bombeadores cm tecnologia dedicada.

A unidade de controle do sistema solar, proporciona ao sistema de motobomba várias funções, garantindo segurança e alto desempenho ao sistema, dentre eles:

• Sistema Contra Raios

• Sistema de Baixa tensão

• Sistema contra curto circuito

• Sistema contra falta de água

Esse sistema de bombeamento movido a energia solar, possui alta tecnologia e durabilidade, sendo considerado a melhor opção para quem busca uma alternativa de utilizar energia limpa e confiável, ajudando o meio ambiente e, principalmente, economizando dinheiro.

    210
    0