• Rafael Lutterback

É possível ZERAR A CONTA DE LUZ com energia Solar?


Infelizmente não! Todos os usuários de energia, seja ela elétrica ou solar, precisam pagar uma taxa mínima de luz que é cobrada pelas distribuidoras para cobrir os custos de sua infraestrutura e para manter a energia sempre disponível.

Um sistema de energia solar pode até zerar o seu consumo de energia da distribuidora, no entanto, não irá zerar a sua conta de luz. O motivo pelo qual isso ocorre se chama custo de disponibilidade, também conhecido como taxa mínima de luz.


Neste momento, você deve estar se perguntando: mas o que é a taxa mínima de luz?

A taxa mínima é um valor que deve ser pago por todo consumidor residencial para que consiga ter acesso à rede elétrica de uma distribuidora. Refere-se ao custo que uma distribuidora possui para manter a sua estrutura disponibilizando energia aos moradores nos momentos que precisarem.


E para quem instala a energia solar, como funciona a taxa mínima?

Ao instalar um sistema fotovoltaico, você ainda continuará utilizando energia da distribuidora, portanto, a taxa mínima deverá ser paga. O que acontece é que os sistemas só produzem energia durante o dia, portanto, durante a noite, a energia da rede é utilizada para suprir parte do consumo.


Deixa que a Evosolar te explica como funciona.

O funcionamento dos Sistemas Fotovoltaicos começa pelos painéis solares que captam a luz solar e geram energia durante as horas de sol do dia;

A energia será enviada ao inversor fotovoltaico, que irá adaptar a sua corrente ao formato dos aparelhos elétricos, além de trocar a energia gerada, pela energia da rede elétrica.

Ou seja, o inversor irá enviar para a rede toda a energia excedente gerada pelo sistema durante o dia, e, durante a noite, utilizará da rede a energia que for consumida em sua casa.

Mas, como o sistema é dimensionado para gerar toda a energia consumida na casa, os créditos gerados serão sempre suficientes para abater o consumo da rede. Ou seja, o excedente continua válido por até 60 meses.


Dessa forma, quais são as vantagem da energia solar?

Como sabemos, o valor da energia elétrica não para de subir no Brasil, e você também é obrigado a arcar com o custo de iluminação pública. Ao aderir ao sistema fotovoltaico, você se livrará do custo de energia da distribuidora, e ainda ficará livre da inflação por mais de 25 anos.


Toda a energia que você consome virá através da luz do sol: gratuita, limpa e livre de inflação!


Além disso, você consegue obter o retorno do valor que foi investido em seu sistema através da economia na conta de luz, logo, o próprio sistema irá se pagar após um determinado tempo, que varia de 2 a 5 anos.

Se for considerar que o sistema possui mais de 25 anos de vida útil, você irá ter, no mínimo, 20 anos de energia grátis, pagando apenas a taxa mínima.


É ou não é uma vantagem?

188 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo