top of page

6 dicas para saber quanto custa para obter economia na conta de luz através da energia solar

1) O que é o Kit de Instalação de Energia Solar?


O kit de instalação é composto por diversos equipamentos, estruturas e cabeamento que veremos logo abaixo com mais detalhes:


Inversor fotovoltaico


É o principal equipamento do sistema, pois ele é o responsável por converter a energia solar gerada pelas placas solares (corrente contínua) em energia do mesmo tipo que consumimos nas nossas tomadas (corrente alternada).


Painel solar fotovoltaico


É o conjunto de placas geralmente instaladas em telhados, mas que também podem ser instaladas no solo e são responsáveis pela captação da luz solar.


Estrutura de suporte


É composta por trilhos e demais componentes que são necessários para alicerçar as placas solares, seja no telhado ou no solo.


Caixa de junção


Tem as funções de evitar os possíveis danos elétricos causados pelas variações de energia que vem da rede e possibilitar o desligamento do sistema para manutenção.


Cabeamento


Composto por cabos e conectores que são responsáveis por conectar todos os equipamentos que fazem parte do kit.


2) Como é feita a Instalação de Energia Solar?


O projeto para instalação do kit de energia solar varia conforme cada caso, que irá depender da quantidade de pessoas que utiliza o local onde o sistema será instalado.

Esse projeto é obtido através de uma empresa de energia solar que irá providenciar tudo o que for necessário para instalar o kit, inclusive a solicitação de acesso do sistema à rede da distribuidora. Normalmente esse processo não é demorado e em pouco tempo você pode ter o seu sistema pronto para começar a gerar energia.


3) É possível instalar Energia Solar em apartamento?


Em 2015, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou a Resolução Normativa 687 que possibilitou que consumidores residentes em apartamentos ou condomínios pudessem gerar sua própria energia elétrica.


Os consumidores que não possuem um espaço próprio em seu imóvel para a instalação do equipamento passaram, desde então, a se beneficiarem de um sistema de compensação de energia elétrica através de créditos energéticos que são gerados de forma remota ou compartilhada.


Geração remota


A geração remota de energia permite que um consumidor que mora em um apartamento ou até mesmo em uma casa instale o sistema de energia solar em outro imóvel ou terreno, desde que o local a ser instalado seja da mesma titularidade do consumidor e também que esteja na mesma área de concessão da distribuidora.


É uma opção interessante para os consumidores que não possuam espaço disponível em um imóvel para instalação do sistema, mas esse espaço existe em um segundo imóvel, como por exemplo, uma casa de campo, ou até mesmo quando no outro imóvel existir melhores condições técnicas para a captação da luz solar.


Geração compartilhada


Consumidores que estejam na mesma área de concessão da distribuidora podem se unir através de um consórcio ou cooperativa para instalar o sistema de energia solar e compartilhar os créditos gerados por esse sistema.


Esse tipo de união pode ser feito tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas. Cada participante deverá ter sua porcentagem de crédito definida conforme o valor que investiu dentro do projeto.


Nessa modalidade a energia elétrica gerada não é consumida e sim injetada na rede elétrica da distribuidora e posteriormente essa energia é ressarcida através de créditos na conta da luz.


4) A Instalação de energia solar compensa?


Apenas o fato de se conseguir até 95% de economia na conta de luz já seria um argumento suficiente para afirmar que a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica compensa, e muito.


Além disso, desde 2012, segundo dados do MME (Ministério de Minas e Energia), a inflação energética no país acumula um aumento de 499%.


Ainda podemos listar outras vantagens e benefícios, como:


  • Economia imediata;

  • Instalação rápida;

  • Totalmente silencioso;

  • Sem reajustes tarifários;

  • Valorização do imóvel;

  • Fonte de energia renovável e infinita;

  • Baixo custo considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico.

Como podemos ver, além de ser um investimento com alto retorno, se você tem um sistema que gera sua própria energia pouco importa se o preço da energia elétrica continuará aumentando, ou se o consumo entrar na faixa da bandeira vermelha, pois se tem instalado no seu telhado um sistema de energia solar, você está livre de todas essas “intempéries”.


5) Como consigo fazer um orçamento para Instalação de energia solar?


Agora que já conhece todas as vantagens e benefícios que pode obter com a geração de sua própria energia elétrica, você pode solicitar um orçamento e conhecer o seu projeto exclusivo.


A Evosolar lhe oferece o que há de melhor em tecnologia de equipamentos para geração de energia elétrica a partir de um sistema de energia solar. Contamos com uma equipe especializada para desenvolver o seu projeto de forma ágil e com o melhor custo/benefício do mercado.


Entre em contato conosco que iremos lhe fornecer um orçamento rápido e gratuito.


6) É possível financiar o sistema de energia solar?


Uma crescente realidade no Brasil são as linhas de créditos exclusivas de financiamento para aquisição de um sistema de energia solar. Abaixo citamos alguns bancos, públicos e privados, que podem conceder esse financiamento.


BNDES

Banco do Brasil

Santander

BV Financeira



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page