top of page

6 Mitos sobre energia solar fotovoltaica

É comum as pessoas que ainda estão acostumados com a geração de energia através de fontes mais conhecidas, como a hidrelétrica e térmica, terem dúvidas sobre a produção de energia solar.


Existem muitas especulações sobre o assunto e boa parte delas gira em torno de mitos que acabam sendo disseminados por falta de informação de uma fonte confiável.


Por isso é importante tirar todas as dúvidas com quem tem competência para esclarecê-las, como as empresas especializadas em energia solar.


Abaixo reunimos os principais mitos que giram em torno do assunto.


1 – A energia solar fotovoltaica é cara


Atualmente houve uma redução significativa nos preços dos equipamentos devido ao avanço da tecnologia e uma maior procura pelo sistema, de forma que a oferta no mercado aumentou e os preços diminuíram. Além disso, não há custo com insumos já que a luz solar é de graça.


Outro detalhe é que o governo brasileiro lançou uma série de incentivos fiscais para facilitar a aquisição do equipamento, que chega a ter garantia de mais de 25 anos pelos fabricantes.


No médio e longo prazo, a energia solar fotovoltaica traz enormes benefícios e acaba se tornando muito mais econômica que outros tipos de energia.


2 – As placas solares requerem muita manutenção


Os sistemas sem baterias não possuem partes móveis e apenas requer uma limpeza periódica dos painéis solares para eliminar a poeira e sujeira, embora as chuvas contribuam também para essa manutenção.


A tecnologia tem se mostrado tão eficiente que alguns fabricantes chegam a oferecer até 30 anos de garantia. Contudo nos sistemas que utilizam baterias, a manutenção precisa ser feito em períodos mais curtos e devem ser trocadas a cada cinco ou dez anos.


3 - Não há produção de energia solar em dias nublados


Esse é um dos maiores mitos sobre energia solar. Embora seja menos eficiente em dias nublados, hoje com o avanço da tecnologia é possível gerar entre 10 e 25% da capacidade normal do sistema. A energia gerada em excesso nos dias de maior insolação compensa a menor geração nos dias nublados.


4 – Painéis solares danificam o telhado


Talvez esse seja o mito que mais assusta quem está interessado em instalar um sistema de energia solar.

Ao montar o projeto do sistema, será realizada uma avaliação da estrutura do telhado, se há necessidade de algum reparo, o peso que ele suporta ou se será necessário efetuar algum ajuste na estrutura.

A empresa responsável pelo projeto se encarregará de fazer isso pra você.


5 - A instalação do sistema fotovoltaico é demorada e trabalhosa


As placas são instaladas no telhado, laje ou no solo. Respeitando as recomendações do fabricante, o local da instalação do inversor é definido junto com o cliente e o cabeamento é conduzido até o quadro de distribuição utilizando a tubulação elétrica já existente ou através de eletroduto externo.

Para sistemas de pequeno porte a instalação é feita em apenas dois dias.


6 - A energia solar fotovoltaica é usada somente para o aquecimento de água


No sistema de energia solar fotovoltaica, as placas que são normalmente construídas de silício cristalino, convertem a radiação solar em corrente elétrica.

No aquecimento solar, as placas funcionam como serpentinas por onde a água flui e é armazenada em um reservatório térmico.


Se você ainda tem alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco, ficaremos felizes em ajuda-lo.

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page