top of page

A Evolução da Tecnologia até a Energia Solar

A história da humanidade é uma sequência de descobertas científicas que mudaram permanentemente o rumo das civilizações. A evolução do estilo de vida dos seres humanos desde os primeiros registros de sua existência na Terra é extraordinária. Nestes último cem anos em especial, as descobertas científicas avançaram em uma velocidade feroz, por vezes, causando mesmo certo alvoroço. Mas ainda há muito mais o que se descobrir e inventar!


Desde a agricultura, o fogo, a roda, a energia elétrica, o motor a combustão, ou o telefone, a humanidade vem se adaptando à novas tecnologias. Por vezes a adaptação se deu com perplexidade, por serem inéditas as tecnologias. Mas com o passar do tempo a humanidade passou a conviver e mesmo a tornar-se dependente dos avanços no conhecimento e suas aplicações tecnológicas.


Uma das principais dádivas humanas é a capacidade de criar, buscando soluções para problemas, meios de aprimorar a vida e de compreender o mundo ao seu redor. É esta eterna busca pelo novo, esta curiosidade inovadora, que levou a humanidade a estar em constante avanço tecnológico. Estes avanços acarretaram mudanças drásticas no modo de viver da sociedade. Ao decorrer do último século, as conquistas tecnológicas foram de tamanha magnitude que nota-se enorme diferença de uma década para outra. Nos séculos anteriores, as mudanças eram mais vagarosas.


O mundo atual, com todos os seus privilégios e desafios, foi construído com base nessas inovações. Uma após a outra, permitindo uma constante evolução. Com o desenvolvimento do conhecimento científico, a humanidade pôde passar a enfrentar a solucionar desafios antes insuperáveis, como os das necessidades básicas de água potável de melhor qualidade, alimentos mais seguros e suculentos, saneamento básico, coleta de lixo, higiene pessoal e qualidade do ar. Isto aumentou a expectativa de vida geral da população, fazendo possível uma expansão ainda maior do espectro de possibilidades de desenvolvimento.


Dentre os progressos mais importantes e do qual a humanidade é absolutamente dependente está a energia elétrica. Os seres humanos descobriram várias matrizes de onde gerar energia elétrica, sendo algumas delas o petróleo, gás natural, carvão, água, vento, sol, biomassa e urânio. Atualmente, a mais comumente usada no mundo é a matriz proveniente de combustíveis fósseis. Já no Brasil, 75% da energia elétrica produzida é proveniente da matriz hidráulica.


A matriz energética solar foi descoberta em 1839, com o descobrimento do efeito fotovoltaico. No ano de 1883, Charles Fritts criou a primeira célula fotovoltaica. Em 1922, Albert Einstein ganhou o Prêmio Nobel ao provar que de um raio de luz poder-se-ia extrair energia. Depois da década de 50, quando foi inventada a chamada célula solar moderna, deu-se o início do uso dos painéis solares.


Desde então esta tecnologia só tem sido aprimorada. No momento presente, existe 512,3 GW de potência instalada de energia solar no mundo. O Brasil acabou de atingir o marco de 10 GW de potência instalada, e a previsão é que este número dobre nos próximos dois anos. Pode parecer pouco em comparação às outras matrizes de energia, mas ao que tudo indica, a matriz solar é o futuro da geração de energia elétrica.


Inúmeros estudos apontam para a iminente necessidade de migrar para fontes de energia renováveis e limpas, como, por exemplo, o último relatório feito pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU. A necessidade de cuidar do planeta e se responsabilizar pelas mudanças climáticas, que há pouco parecia distante, é imediata. A mudança de matriz energética para, predominantemente, a solar, em breve será a política pública universal.


A tecnologia para capturar, armazenar e distribuir energia solar que, por um tempo, parecia um privilégio de poucos, não mais o é. Ela vêm se popularizando e, com a diminuição dos preços dos painéis, devido à crescente demanda, promete ficar cada vez mais acessível. Em breve, o uso da matriz solar como fonte de energia elétrica, seja para um imóvel residencial, imóvel rural, comércio, agronegócio ou indústria, será como qualquer outra invenção científica que de novidade inicial passou a fazer parte do cotidiano das pessoas.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page