• Rafael Lutterback

As cinco dúvidas mais frequentes sobre energia solar

Atualizado: Set 21

A instalação de um sistema de energia solar é relativamente uma novidade no Brasil e, por conta disso, dúvidas acerca do funcionamento, custos e a forma de instalação ainda são muito frequentes. Pensando nisso, preparamos para vocês as cinco maiores dúvidas sobre energia solar e suas respectivas respostas.

Por que o sistema de energia solar é um bom negócio?

Ao falar em energia solar, estamos falando também de energia limpa, renovável e muito abundante, principalmente por conta da grande incidência solar existente em nosso país. Além disso, no Brasil, a energia elétrica passa por reajustes frequentes, e tende a se tornar cada vez mais cara, dessa forma, a energia solar fotovoltaica aparece como uma alternativa inteligente e econômica. Com a energia solar, a conta de luz cai para a taxa mínima, além disso, o retorno do investimento pode vir em menos de cinco anos.



Existem muitos custos com a manutenção de um sistema fotovoltaico?

De forma alguma. Os painéis solares têm uma durabilidade comprovada de mais de 25 anos. A manutenção limita-se apenas na limpeza dos painéis que, em muitas vezes, é feita pela própria chuva, sendo indicada apenas em áreas onde não há chuva por seis meses ou mais.

De que forma a instalação é feita? Existe algum risco?

Em um trabalho de qualidade, como é o caso dos sistemas instalados pela Evosolar, não existem riscos. É válido lembrar que cada projeto é único e feito exclusivamente para cada cliente, com isso, a altura dos painéis, assim como a quantidade de painéis necessários serão definidas de acordo com a localização da instalação. Dessa forma, uma vez instalados os painéis, é colocado o inversor, depois disso, é só realizar o processo de liberação junto à concessionária e ligar o sistema.

Energia Solar é cara? Quanto custa para investir em um sistema fotovoltaico?

A energia solar é proveniente da luz do sol, ou seja, é gratuita e sustentável! No entanto, para captar esta energia solar e convertê-la em energia elétrica, é necessário que ocorra a instalação de um sistema fotovoltaico, que têm um custo de instalação, somado ao custo dos aparelhos. Como você já sabe, o valor da energia elétrica não para de subir no Brasil, no entanto, ao aderir ao sistema fotovoltaico, você se livrará do custo de energia da distribuidora, e ainda ficará livre da inflação por mais de 25 anos garantidos. Além disso, com nosso financiamento, você conseguirá trocar o valor da sua conta de luz pela parcela do sistema fotovoltaico e, em até 5 anos, não pagará mais nenhum dos dois, restando apenas uma taxa mínima destinada à iluminação pública.

A Energia Solar não é considerada um custo, e sim um investimento, uma vez que o retorno do seu dinheiro é garantido!


De forma fácil e didática, como funciona um sistema de energia solar?

Existem dois componentes chave em um sistema de energia solar, são eles: os módulos e os inversores. Os módulos são os responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica, enquanto os inversores possuem a função de compatibilizar a energia gerada pelos módulos com a energia que provém da concessionária de energia, costumamos brincar dizendo que os inversores são o cérebro do sistema.

Além disso, é importante ressaltar que a energia solar funciona de forma automática e, com a Evosolar, você pode acompanhar a produtividade do seu sistema por meio de um aplicativo.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo