top of page

Como Está a Energia Solar no Brasil EM 2020?


Os impactos sobre a energia solar diante dos principais fenômenos atuais ocorridos no Brasil e no mundo



AS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:

Atualmente, muitas pessoas têm ficado preocupadas quanto a energia solar e têm se feito as seguintes perguntas:

- Como está o panorama da energia solar durante esta crise?


- Quais os impactos da Covid-19 e deste tempo de quarentena sobre a energia solar no Brasil?


- Este ano de 2020 tem previsão de crescimento da energia solar?

Quer saber como todos estes aspectos tem interferido atualmente na energia solar no Brasil?

Acompanhe este artigo até o final e fique por dentro dos fatos mais importantes para o presente e para o futuro da energia solar.



OS NÚMEROS DA ENERGIA SOLAR NOS DIFERENTES ESTADOS DO BRASIL

Antes de começarmos de forma propriamente dita a responder este tipo de perguntas, é importante frisarmos alguns aspectos importantes da energia solar no Brasil: seus números regionais.

Estes dados ficam disponíveis para nossa consulta e são atualizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

No Brasil, o estado que possui maior potência instalada de energia solar fotovoltaica na geração distribuída é Minas Gerais (20% do total do Brasil) seguido de Rio Grande do Sul (13,3%), São Paulo (12,8%) e Paraná (8,5%) representando mais de 50% do total da geração fotovoltaica no Brasil.


Energia Solar Fotovoltaica no Brasil por Estado


OS NÚMEROS DA ENERGIA SOLAR QUANTO ÀS MODALIDADES DE GERAÇÃO

A resolução normativa 482 permite 4 modalidades de geração distribuída: geração na própria unidade consumidora, autoconsumo remoto, empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (EMUC) e geração compartilhada.

Atualmente, há maior predominância da modalidade de geração na própria unidade consumidora, representando no somatório 2.758 MW de potência instalada de energia solar fotovoltaica pelo Brasil.

Esta é a forma mais comum de geração distribuída por energia solar no Brasil, pois é aquela comumente usada nos telhados das casas: um dos modelos mais difundidos.

Em segundo lugar, vem o autoconsumo remoto com 622 MW de potência instalada, seguido de 19 MW da geração compartilhada e 4 MW de EMUC.


As diferentes modalidades de geração de energia solar no Brasil



O QUE ACONTECEU COM AS POSSÍVEIS NOVAS INSTALAÇÕES DE ENERGIA SOLAR DURANTE O TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL?


Mesmo com o tempo de quarentena, passado os tempos de total isolamento social, o número de instalações de energia solar no Brasil aumentou.

Do período de 16 de março de 2020, quando começou em alguns estados a adoção do isolamento social, até o final de agosto, foram instalados cerca de 669,4 MW de potência, somando 3.401 municípios diferentes atendidos e mais de 55.000 novas conexões.

Embora, claro, o ritmo do número de instalações tenha diminuído, ainda assim não houve uma parada total do setor de energia solar.

Pelo contrário, ele continuou em crescimento a partir de instalações feitas com as medidas de isolamento que a maioria das empresas do mercado resolveu adotar.


HÁ PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO MERCADO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL EM 2020?

O real impacto do que ainda estamos vivendo atualmente não tem como ser completamente previsto.

Afinal, há uma série de fatores a serem levados em consideração.

Porém, tudo indica que o ritmo acelerado de crescimento da energia solar fotovoltaica que era esperado para este ano de 2020 não irá acontecer.

Todavia, o crescimento da energia solar no Brasil permanece expressivo.

Tomando como base a China, por exemplo, na retomada do mercado, o mercado de energia solar foi um dos que muito ajudou para a recuperação a fim de vencer a crise.

No Brasil, pode acontecer algo semelhante.

E isto ocorre por conta dos 3 motivos descritos a seguir:



OS 3 MOTIVOS PARA A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONTINUAR CRESCENDO NO BRASIL




MOTIVO 1: O MELHOR INVESTIMENTO

A energia solar é muito vantajosa em comparação a outras formas de investimento: o retorno de capital está próximo de 20% a.a.

Em comparação a muitas outras formas de investimento como poupança, CDB, CDI, etc ... o investimento em energia solar fotovoltaica no longo prazo é mais rentável.

Afinal, o próprio financiamento é pago pela economia de luz mensal.

Portanto, para quem está com dificuldades financeiras agora, investir em energia solar diminui o peso tanto do agora quanto do futuro.

Além dos preços altos, as baterias atualmente requerem muita manutenção e até mesmo trocas ao longo do tempo.

Vamos aguardar a evolução da tecnologia que soluções mais eficientes devem entrar no mercado ...



MOTIVO 2: AS VENDAS


As vendas de instalações de energia solar no Brasil, embora tenham diminuído, ainda podem ser feitas mesmo que pelo meio online.

Inclusive, uma série de empresas passou a apostar nestes canais online e de mídia social como Instagram, email, sites para divulgação e captação de novos clientes para a energia solar.

O acesso à informação e conteúdo de qualidade ajuda aos clientes conhecerem as formas de tecnologia de maneira ainda mais clara, aprenderem formas de investir em energia solar correndo o menor risco possível e, claro, depois de analisar, aderir a esta forma de investimento na própria residência, comércio ou indústria.



MOTIVO 3: NECESSIDADE DE RESILIÊNCIA NOS NEGÓCIOS


Muitos negócios no Brasil começaram a se readaptar durante este período de tempo.

Diante das novas realidades, todo tipo de custo que puder ser cortado da empresa, da indústria, e enfim do negócio, deve ser feita.

Aderir à energia fotovoltaica é um meio de investimento que torna os negócios ainda mais resilientes às crises, às tarifas de energia que tendem a aumentar e aos problemas das empresas.

Portanto, neste sentido, há um fortalecimento dos negócios.



OLHANDO PARA O FUTURO

Embora o ano de 2020 tenha sido marcado pelas dificuldades enormes devido a pandemia, ainda assim o mercado da energia solar fotovoltaica no Brasil permaneceu em ascensão.

A previsão é de crescimento do mercado, em um ritmo menos acelerado que o previsto inicialmente.

Isto é comprovado porque o mercado não parou completamente, mesmo durante o período de isolamento social e porque houve adaptação da forma de realizar vendas, porque a energia solar é um dos melhores investimentos a médio e longo prazo e porque muitos negócios começaram a olhar para a forte necessidade de resiliência.

Desta maneira, aguarda-se novo crescimento em 2020 e recuperação da economia também impulsionada pela força do mercado de energia solar no Brasil para o próximo ano.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page