Os impactos sobre a energia solar diante dos principais fenômenos atuais ocorridos no Brasil e no mundo
AS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:
Atualmente, muitas pessoas têm ficado preocupadas quanto a energia solar e têm se feito as seguintes perguntas:
- Como está o panorama da energia solar durante esta crise?
- Quais os impactos da Covid-19 e deste tempo de quarentena sobre a energia solar no Brasil?
- Este ano de 2020 tem previsão de crescimento da energia solar?
Quer saber como todos estes aspectos tem interferido atualmente na energia solar no Brasil?
Acompanhe este artigo até o final e fique por dentro dos fatos mais importantes para o presente e para o futuro da energia solar.
OS NÚMEROS DA ENERGIA SOLAR NOS DIFERENTES ESTADOS DO BRASIL
Antes de começarmos de forma propriamente dita a responder este tipo de perguntas, é importante frisarmos alguns aspectos importantes da energia solar no Brasil: seus números regionais.
Estes dados ficam disponíveis para nossa consulta e são atualizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
No Brasil, o estado que possui maior potência instalada de energia solar fotovoltaica na geração distribuída é Minas Gerais (20% do total do Brasil) seguido de Rio Grande do Sul (13,3%), São Paulo (12,8%) e Paraná (8,5%) representando mais de 50% do total da geração fotovoltaica no Brasil.
Energia Solar Fotovoltaica no Brasil por Estado
OS NÚMEROS DA ENERGIA SOLAR QUANTO ÀS MODALIDADES DE GERAÇÃO
A resolução normativa 482 permite 4 modalidades de geração distribuída: geração na própria unidade consumidora, autoconsumo remoto, empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (EMUC) e geração compartilhada.
Atualmente, há maior predominância da modalidade de geração na própria unidade consumidora, representando no somatório 2.758 MW de potência instalada de energia solar fotovoltaica pelo Brasil.
Esta é a forma mais comum de geração distribuída por energia solar no Brasil, pois é aquela comumente usada nos telhados das casas: um dos modelos mais difundidos.
Em segundo lugar, vem o autoconsumo remoto com 622 MW de potência instalada, seguido de 19 MW da geração compartilhada e 4 MW de EMUC.
As diferentes modalidades de geração de energia solar no Brasil
O QUE ACONTECEU COM AS POSSÍVEIS NOVAS INSTALAÇÕES DE ENERGIA SOLAR DURANTE O TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL?
Mesmo com o tempo de quarentena, passado os tempos de total isolamento social, o número de instalações de energia solar no Brasil aumentou.
Do período de 16 de março de 2020, quando começou em alguns estados a adoção do isolamento social, até o final de agosto, foram instalados cerca de 669,4 MW de potência, somando 3.401 municípios diferentes atendidos e mais de 55.000 novas conexões.
Embora, claro, o ritmo do número de instalações tenha diminuído, ainda assim não houve uma parada total do setor de energia solar.
Pelo contrário, ele continuou em crescimento a partir de instalações feitas com as medidas de isolamento que a maioria das empresas do mercado resolveu adotar.
HÁ PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO MERCADO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL EM 2020?
O real impacto do que ainda estamos vivendo atualmente não tem como ser completamente previsto.
Afinal, há uma série de fatores a serem levados em consideração.
Porém, tudo indica que o ritmo acelerado de crescimento da energia solar fotovoltaica que era esperado para este ano de 2020 não irá acontecer.
Todavia, o crescimento da energia solar no Brasil permanece expressivo.
Tomando como base a China, por exemplo, na retomada do mercado, o mercado de energia solar foi um dos que muito ajudou para a recuperação a fim de vencer a crise.
No Brasil, pode acontecer algo semelhante.
E isto ocorre por conta dos 3 motivos descritos a seguir:
OS 3 MOTIVOS PARA A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONTINUAR CRESCENDO NO BRASIL
MOTIVO 1: O MELHOR INVESTIMENTO
A energia solar é muito vantajosa em comparação a outras formas de investimento: o retorno de capital está próximo de 20% a.a.
Em comparação a muitas outras formas de investimento como poupança, CDB, CDI, etc ... o investimento em energia solar fotovoltaica no longo prazo é mais rentável.
Afinal, o próprio financiamento é pago pela economia de luz mensal.
Portanto, para quem está com dificuldades financeiras agora, investir em energia solar diminui o peso tanto do agora quanto do futuro.
Além dos preços altos, as baterias atualmente requerem muita manutenção e até mesmo trocas ao longo do tempo.
Vamos aguardar a evolução da tecnologia que soluções mais eficientes devem entrar no mercado ...
MOTIVO 2: AS VENDAS
As vendas de instalações de energia solar no Brasil, embora tenham diminuído, ainda podem ser feitas mesmo que pelo meio online.
Inclusive, uma série de empresas passou a apostar nestes canais online e de mídia social como Instagram, email, sites para divulgação e captação de novos clientes para a energia solar.
O acesso à informação e conteúdo de qualidade ajuda aos clientes conhecerem as formas de tecnologia de maneira ainda mais clara, aprenderem formas de investir em energia solar correndo o menor risco possível e, claro, depois de analisar, aderir a esta forma de investimento na própria residência, comércio ou indústria.
MOTIVO 3: NECESSIDADE DE RESILIÊNCIA NOS NEGÓCIOS
Muitos negócios no Brasil começaram a se readaptar durante este período de tempo.
Diante das novas realidades, todo tipo de custo que puder ser cortado da empresa, da indústria, e enfim do negócio, deve ser feita.
Aderir à energia fotovoltaica é um meio de investimento que torna os negócios ainda mais resilientes às crises, às tarifas de energia que tendem a aumentar e aos problemas das empresas.
Portanto, neste sentido, há um fortalecimento dos negócios.
OLHANDO PARA O FUTURO
Embora o ano de 2020 tenha sido marcado pelas dificuldades enormes devido a pandemia, ainda assim o mercado da energia solar fotovoltaica no Brasil permaneceu em ascensão.
A previsão é de crescimento do mercado, em um ritmo menos acelerado que o previsto inicialmente.
Isto é comprovado porque o mercado não parou completamente, mesmo durante o período de isolamento social e porque houve adaptação da forma de realizar vendas, porque a energia solar é um dos melhores investimentos a médio e longo prazo e porque muitos negócios começaram a olhar para a forte necessidade de resiliência.
Desta maneira, aguarda-se novo crescimento em 2020 e recuperação da economia também impulsionada pela força do mercado de energia solar no Brasil para o próximo ano.
Comments