• Gabriely Pinto

Como funciona o Monitoramento Remoto de Energia Solar?

Saber o quanto de energia solar você está gerando é a única forma de conseguir mensurar de maneira mais clara a economia que o investimento está proporcionando. O monitoramento remoto de energia solar permite que seja feito um acompanhamento da usina fotovoltaica, de modo que, são obtidos dados referentes a produção de energia elétrica, análise de variáveis elétricas e acompanhamento da operação do sistema.

Os registros referentes a tais dados são monitorados desde o início da operação da usina. É possível que posteriormente o usuário visualize os dados de geração de energia elétrica em períodos específicos, visto que o acompanhamento diário da usina permite que um banco de dados com informações da mesma seja criado. Dessa forma, o indivíduo é capaz de comparar se a energia gerada em um determinado período corresponde as estimativas do dimensionamento do projeto.

Sabe-se que os equipamentos de uma usina fotovoltaica possuem uma longa vida útil, no entanto, ainda assim, é crucial garantir que a performance dos equipamentos se mantenha em atividade de acordo com os parâmetros adequados. A partir de um monitoramento remoto é possível identificar falhas e interrompimentos da geração de energia. No entanto, todas essas informações são registradas apenas enquanto o inversor possui acesso à internet. Caso ocorra alguma instabilidade na rede, notificações de erros e alertas, por exemplo, não seriam notificados no monitoramento remoto.

Atualmente no mercado de equipamentos fotovoltaicos há diversas marcas de inversores que possuem tecnologia capaz de permitir que o monitoramento remoto seja implementado. É possível que o cliente acompanhe o monitoramento da usina fotovoltaica por meio de um aplicativo mobile ou plataforma web.

A seguir será citado mais detalhes sobre quais são os recursos necessários para realizar o monitoramento remoto, quais são as principais informações exibidas no monitoramento e qual a importância de ter um monitoramento remoto ativo na usina fotovoltaica. Continue a leitura e confira!


Recursos necessários para realizar o monitoramento remoto

O inversor solar é um dos principais equipamentos que compõe a instalação elétrica de uma usina fotovoltaica. A principal finalidade de um inversor fotovoltaico é converter a energia gerada a partir dos painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). Mas além de desempenhar este papel, o inversor é quem permite que o monitoramento remoto de energia solar seja feito.

Contudo, é necessário que o local em que o inversor estiver instalado tenha acesso a rede Wi-fi de internet. Em alguns casos é recomendado a instalação de um repetidor próximo ao inversor, a fim de que a comunicação do inversor com a internet se mantenha estável. É necessário que inversor seja configurado corretamente para que a comunicação do mesmo com a rede de internet do local possa ser estabelecida.

A ausência da internet não irá inviabilizar o funcionamento do inversor, e nem mesmo a geração de energia elétrica, no entanto, ainda não é possível efetuar o monitoramento remoto do sistema caso o local não tenha internet.


Quais informações o monitoramento remoto registra?

O monitoramento remoto viabiliza um acompanhamento em tempo real do sistema fotovoltaico. Apesar da interface da plataforma e aplicativos de monitoramento variarem de acordo com o fabricante do inversor, há semelhanças em relação as principais informações que são exibidas e registradas. Confira a seguir quais são as principais informações que o monitoramento remoto registra:


  • Produção de energia em tempo real

Os índices de geração de energia variam em função da quantidade de luz solar disponível ao longo do dia. Dessa forma, o monitoramento remoto permite acompanhar a produção de energia elétrica durante o dia, de modo que os índices irão variar de acordo com o quanto de luz estará incidindo sobre os painéis. Logo, não é possível que o sistema gere energia elétrica a noite.

  • Registro dos dados de geração

O monitoramento remoto irá manter um histórico com dados da geração de energia elétrica. É possível filtrar tais dados e observar o desempenho da energia produzida em kWh no dia, mês, ano e no total.

  • Acompanhamento do status da Usina

Acompanhar o status da usina é essencial, pois caso ocorra algum erro, o monitoramento remoto irá emitir uma notificação informando ao que o status de erro se refere. A ausência do monitoramento pode fazer com que a identificação de falhas demore, e consequentemente o sistema iria ter permanecido com a geração de energia elétrica interrompida por um período mais longo.


Importância do monitoramento remoto

O monitoramento remoto permite que o cliente tenha uma experiência mais satisfatória com a energia solar, visto que é possível ter autonomia no acompanhamento do desempenho da geração de energia elétrica. No entanto é primordial que o cliente tenha assistência e suporte técnico para avaliar e acompanhar tais dados.

Ao finalizar a instalação das usinas, a Evosolar realiza o procedimento de configuração dos inversores, viabilizando que nossos clientes tenham acesso aos recursos do monitoramento remoto. Além disso, a Evosolar se responsabiliza por acompanhar o monitoramento remoto das usinas todos os dias, oferecendo 1 ano gratuito de assistência e suporte técnico remoto a todos os nossos clientes que contratam os serviços da Evosolar para realizar o projeto da usina fotovoltaica. É muito bom saber que tem alguém cuidando de um bem valioso como esse, sem que você precise se preocupar, não é mesmo?

Após o período gratuito, oferecemos o serviço de suporte técnico remoto, garantido que um time de profissionais altamente qualificados permaneça acompanhando o funcionamento da sua usina diariamente. Possui interesse e quer saber mais detalhes? Não perca tempo e entre em contato com nosso time para fazer um orçamento!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo