top of page

Como funciona um Seguro de Energia Solar Fotovoltaica?

Assim como em qualquer outro investimento, é necessário pensar na preservação da usina fotovoltaica. Por esta razão, contratar um seguro para o seu projeto de energia solar fotovoltaica pode evitar muita dor de cabeça. Nos últimos anos, cada vez mais brasileiros estão investindo em usinas fotovoltaicas para gerar energia elétrica e economizar.

Trata-se de uma alternativa atraente e rentável, de modo que, já no primeiro mês o investidor vê os resultados e economia significativa na conta de luz. Além disso, esta solução energética pode proporcionar uma economia de até 95% na conta do consumidor. Investir em energia solar é muito vantajoso, logo, vale a pena ter a garantia que este investimento está segurado.

O retorno do investimento (payback) feito no projeto fotovoltaico é em média de 3 a 5 anos. Dessa forma, a contratação de um seguro não irá representar um custo elevado, diante da economia que o investimento no projeto proporciona em um curto período. No entanto, sabe-se que a vida útil dos equipamentos é de aproximadamente 25 anos, e é muito comum se falar que energia solar não dá manutenção. Mas não é bem assim!

Assim como qualquer outro equipamento, os dispositivos da instalação fotovoltaica exigem um certo cuidado. É importante inspecioná-los de tempos em tempos e verificar o funcionamento, sabendo que a garantia dos equipamentos irá cobrir apenas defeitos de fabricação por um período determinado pela mesma.

Então, e se chover granizo e quebrar algum painel fotovoltaico? E se pegar fogo na minha instalação de energia solar? Se roubarem algum painel? E se cair um raio e queimar algum painel da usina? Para todos esses danos o seguro de energia solar fotovoltaica é um importante meio de evitar possíveis prejuízos inerentes. Continue a leitura e confira detalhes sobre o que o seguro de energia solar cobre e quanto um seguro deste segmento custa.


O que o seguro de energia solar fotovoltaica irá cobrir?

Ao contratar o seguro de energia solar fotovoltaica a empresa seguradora prevê na apólice o que será oferecido como cobertura, e de que forma o cliente será atendido diante dos distintos sinistros que a mesma prevê. O mercado possui hoje diversos seguros para diferentes situações.

Há por exemplo, o seguro de riscos de Engenharia, o qual contempla possíveis prejuízos decorrentes da etapa de instalação da usina fotovoltaica, sendo comum que empresas que atuam no setor contrate este tipo de plano. Outro exemplo, é a opção do seguro de todos os equipamentos da usina fotovoltaica, garantindo que o proprietário seja indenizado por qualquer dano que venha a ocorrer durante a operação da mesma.

Como os equipamentos da usina fotovoltaica são instalados ao ar livre, há muitos riscos envolvidos devido a exposição que os dispositivos da instalação são submetidos. Sabe-se que os equipamentos foram projetados para resistir a muitas condições externas devido a exposição necessária, no entanto, há eventos específicos que podem ocorrer e causar grandes danos.

Confira a seguir quais são as coberturas de um seguro de energia solar fotovoltaica:

  • Danos por incêndios e explosões;

  • Danos ao sistema em decorrência da queda de Drone;

  • Incidentes provados por queda de raio;

  • Danos elétricos aos dispositivos da instalação;

  • Danos provocados por vendaval, alagamento, inundação, furação, granizo e ciclone;

  • Em caso de sinistro, mão de obra para execução de reparos;

  • Roubo dos equipamentos da usina fotovoltaica.

Quanto custa um seguro de energia solar fotovoltaica?

O custo benefício de um seguro de energia solar fotovoltaica é excelente, visto que o proprietário do sistema terá a tranquilidade de não ter que lidar com eventuais prejuízos em função de danos inesperados na usina. Além disso, o valor do seguro é baixo, e varia de acordo com o investimento que o cliente fez no sistema fotovoltaico.

É comum que o custo de um seguro de energia solar seja de 1% a 2% do valor do projeto. Este valor, normalmente considera o período de vigência do seguro por 1 ano. A Evosolar tem o comprometimento em garantir os clientes tenham 1 ano de seguro já incluso ao valor do custo do projeto. Dessa forma, protegemos todos os nossos clientes de terem que lidar com transtornos devido a danos em seu primeiro ano gerando a própria energia, e nos colocamos a disposição para efetuar a renovação do contrato do seguro após o vencimento.

Assista ao vídeo que preparamos sobre o tema!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page