top of page

Como realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos? Confira as dicas!

Uma instalação fotovoltaica não demanda elevado custo com manutenções, no entanto, é recomendado realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos ao menos 1 vez ao ano. Tendo em vista que os painéis fotovoltaicos possuem em média 25 anos de vida útil, investir na limpeza dos painéis conforme os fabricantes recomendam, irá contribuir para que de fato o equipamento atinja a durabilidade estimada por seus fabricantes. Além disso, ao garantir a manutenção da limpeza dos painéis fotovoltaicos a média de geração de energia do sistema fotovoltaico irá se manter dentro da geração estimada considerada ao dimensionar o projeto. Dessa forma, a eficiência do sistema fotovoltaico e seu desempenho na geração de energia são diretamente afetados caso a limpeza dos painéis fotovoltaicos seja negligenciada.

Talvez você esteja pensando: “Mas a chuva por si só não seria capaz de realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos?”, a resposta é não! Não é possível confiar que apenas uma chuva irá limpar de forma eficaz os painéis. Pois a chuva irá tirar apenas resíduos superficiais, no entanto, com o passar do tempo há grandes acúmulos de resíduos em função da poluição, poeira, e até mesmo excremento de animais, de modo que, apenas a chuva não é capaz de remover de forma adequada.

Portanto, continue a leitura e confira dicas para realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos, e com que frequência é recomendo que a limpeza seja feita.


Dicas para realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos


A finalidade da realização da limpeza dos painéis fotovoltaicos é preserva-los, garantindo a eficiência dos mesmos. Logo, é importante levar em consideração alguns aspectos para realização do procedimento de limpeza, visto que, apesar de simples, cometer equívocos pode danificar os painéis e até mesmo comprometer a garantia do fabricante que os painéis possuem.

Há singularidades em relação as recomendações de cada fabricante referente a forma com que a limpeza dos painéis fotovoltaicos deve ser feita. Reunimos aspectos gerais que devem ser levados em consideração, porém não é prudente deixar de considerar também as recomendações do fabricante dos painéis.

Confira a seguir as dicas:

  • A limpeza dos painéis fotovoltaicos deve ser feita com o sistema fotovoltaico desligado, a fim de evitar o risco de choques elétricos.

  • Não use esponja metálica (como, por exemplo, Bombril) na superfície dos painéis fotovoltaicos. Use preferencialmente um tecido macio para auxiliar na limpeza da superfície, pois a superfície dos painéis é sensível a arranhões.

  • Não use vassouras, escovas, ou qualquer material do tipo afim de evitar que a superfície dos painéis fotovoltaicos seja danificada.

  • Não utilize substâncias químicas clareadoras ou outro produto de limpeza (como, por exemplo, cloro e água sanitária).

  • Enquanto estiver realizando a limpeza dos painéis fotovoltaicos não apoie nenhum peso sobre os painéis. É importante não exercer nenhum tipo de “pressão” sobre os painéis, pois há o risco de provocar rachaduras. Sendo assim, é necessário atentar-se até mesmo em relação pressão que água a ser usada estará exercendo sobre os painéis.

  • É recomendado que a limpeza dos painéis fotovoltaicos seja feita durante a manhã, e o mais cedo possível, a fim de evitar choques térmicos entre a temperatura da superfície dos painéis e a água.

  • Caso a instalação dos painéis seja em local elevado, é importante que seja feito o uso de equipamentos de segurança em conformidade com a NR-35.

Levando em consideração o que foi exposto, apesar de se tratar de um procedimento simples, é necessário ter muitos cuidados para não danificar os painéis, e além disso, é uma atividade que não pode ser feita por qualquer indivíduo, visto que, por vezes o local no qual os painéis se encontram é alto, o que irá expor quem for realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos ao risco de acidentes. Por esta razão, a Evosolar se compromete em oferecer um serviço de excelência para garantir a realização da limpeza de painéis fotovoltaicos de forma correta. Ao contratar nosso serviço de limpeza, nossos clientes recebem um serviço eficiente, dentro das recomendações do fabricante, garantindo a preservação dos painéis, contribuindo para que a geração de energia elétrica do sistema não seja prejudicada. E o mais importante, poupamos que nossos clientes se exponham ao risco de acidentes devido a necessidade de acessar locais altos e manipular equipamentos elétricos. Para contar com o apoio dos especialistas da Evosolar para realização da limpeza dos painéis fotovoltaicos, basta solicitar um orçamento! A Evosolar possui 18 unidades por todo o Brasil, vamos indicar a unidade mais próxima para lhe atender.



Com que frequência é necessário realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos?


A frequência com que a limpeza deverá ser feita depende muito do local de instalação e da quantidade de partículas de sujeira no ar da região. Para locais onde não há muitas partículas no ar, é comum realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos 1 ou 2 vezes ao ano, a depender do tamanho da usina.

Tendo em vista que o local é um fator determinante para se levado em consideração ao estimar a periodicidade com que a limpeza dos painéis fotovoltaicos será feita, o profissional que executar o serviço irá observar até mesmo se há presença de elementos, como galhos, que podem em algum momento submeter a instalação ao risco de ser danificada.

Ainda que a frequência para realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos seja relativa, o mais importante é não deixar de fazer! Preservar e cuidar bem dos painéis, irá garantir que você gere sua própria energia e economize por muitos anos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page