top of page

Diferenças entre placas solares fotovoltaicas e placas solares térmicas

Muita gente confunde a energia solar fotovoltaica com a energia solar térmica. Entenda as diferenças.

Se você está pesquisando sobre a melhor opção de placas solares para a sua casa você já deve ter se deparado com essa questão. Afinal, qual a diferença entre as duas e qual seria a melhor escolha? Para responder a essa pergunta deve-se pensar na finalidade desejada.


Placas Solares Térmicas:

As placas solares térmicas transformam radiação solar em energia térmica, sendo esse tipo ideal para o aquecimento de água e como apoio do aquecimento central. Elas não possuem a capacidade de transformar a energia solar em eletricidade, não sendo possível usar sua produção de energia para ligar as luzes ou eletrodomésticos.

Em média a instalação da placa solar térmica dura entre 48h e 72h e podem ser colocados em outros locais além do telhado, como terraços ou chão. O importante é que seja um local com bastante luz solar.

A manutenção desse tipo de placa deve ser anual e seu tempo de vida útil é de 20 anos.


Placas Solares Fotovoltaicas:

Se a sua intenção é a geração de energia elétrica, a sua escolha deverá ser voltada para as placas solares fotovoltaicas. Elas possuem células capazes de transformar energia solar em corrente elétrica, porém sendo necessário para isso a instalação de um inversor fotovoltaico entre os painéis e a rede elétrica. Desta forma, a energia gerada pelo painel poderá ser utilizada para toda a casa.

Sua instalação geralmente é feita no telhado, por ser o local com maior presença de luz solar sem interferências além da otimização do espaço, mas também pode ser feita no quintal, terreno, terraço, ou qualquer lugar sem sombra.

A vida útil dessas placas fotovoltaicas é de 25 anos e sua manutenção em comparação com as placas térmicas é mínima, somente sendo necessária somente uma limpeza das placas uma ou duas vezes ao ano. Caso você more em uma região com partículas pesadas no ar, pode ser necessário limpar com maior frequência.

443 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page