• mariabianchinibarrozo

Empresas e Países Que Estão Migrando Para a Matriz Solar

É evidente a necessidade de migrar para matriz solar de produção de energia. O aquecimento global e a preocupação com o meio ambiente percorrem as mesas das pessoas mais poderosas do mundo, sendo pautas que definem eleições em vários países ao redor do globo, como foi o caso da recente eleição Noruega




Os Estados Unidos publicaram um estudo, nessa quarta-feira (08/09), que mostra que o país tem potencial para que, até o ano de 2035, a matriz solar componha 40% de sua produção de energia, podendo chegar a 45% até 2050. "O estudo traz luz ao fato de que a Solar, nossa matriz energética limpa mais barata e de crescimento mais acelerado, pode produzir eletricidade o suficiente para alimentar todas as casas dos Estados Unidos até 2035 e gerar até 1.5 milhões de empregos no processo.", disse a Ministra de Energia do país, Jennifer Granholm.


O presidente americano, Joe Biden, vem desde sua campanha declarando que os Estados Unidos precisam liderar com exemplo a mudança do sistema energético mundial, reduzindo sua dependência dos combustíveis fósseis finitos e remediando os efeitos do aquecimento global, pois causadores que são de eventos climáticos extremos, como o furacão Ida que recentemente atingiu o país. O presidente americano se comprometeu a cortar pela metade as emissões de gases do Efeito Estufa pelos Estados Unidos até 2030 e atingir o Net Zero de carbono até 2050.


As empresas também oferecem contundentes exemplos. Em janeiro deste ano, a grande empresa francesa Total cortou laços com o Instituto Americano de Petróleo (IAP), a maior associação lobista para petróleo e gás dos Estados Unidos, em um movimento em direção à energia verde. A ruptura se deu porque, de acordo com a Total, as atitudes tomadas pelo instituto não vão de encontro com as políticas climáticas da empresa, que favorece forte regulamentação da extração de petróleo.


"Como parte da nossa ambição climática, que foi feita pública em maio de 2020, nós estamos comprometidos com garantir, de uma maneira transparente, que as associações das quais somos membros adotem posições e mensagens alinhadas com aquelas no nosso Grupo na luta contra as mudanças climáticas."', disse o CEO da Total, Patrick Pouyanné. Como parte desse movimento, eles, que descobriram o petróleo no Iraque há mais de 100 anos, agora voltam ao país com um investimento de US $ 27 bilhões para não só otimizar a extração de petróleo, implantando métodos que desperdicem menos gás e que sejam menos poluentes, mas também para investir em usinas de geração solar.


A mudança para a matriz solar está ocorrendo em todos os continentes. No continente africano, onde é comum, dado sua fauna extraordinária, safaris nas reservas de vida selvagem com veículos movidos a diesel, a energia solar está chegando e tomando conta do mercado. Veículos agora movidos à energia solar estão proporcionando experiências extraordinárias aos visitantes e moradores do local. Por serem mais silenciosos, permitem a aproximação dos animais selvagens sem que estes se assustem e, assim, permite que os turistas testemunhem e fotografem momentos únicos. Ademais, a economia financeira proporcionada por gerar sua própria energia gera um lucro ainda maior para aqueles que vivem do turismo.


“Foi uma decisão fácil. Os carros estão em silêncio, estão com pouca manutenção e há enormes benefícios logísticos, pois não temos que entregar combustível para o alojamento no mato. Mas, mais do que isto, é a coisa certa. Somos hóspedes na natureza, então, por que deixar uma pegada quando podemos ficar em silêncio e nos misturar?" disse o proprietário do Cheetah Plains (Resort Privado de Vida Animal, na África do Sul), Japie van Niekerk.


Estes são alguns exemplos do movimento que tem ocorrido no mundo em direção à matrizes limpas de energia elétrica, principalmente a solar. Seja para aquecer e iluminar as residências de um dos países mais ricos do mundo ou seja para melhorar a vida de um empreendedor da África Subsaariana, a matriz solar de energia elétrica traz soluções que proporcionam uma melhor qualidade de vida e um oceano azul de oportunidade de desenvolvimento.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo