top of page

ENERGIA SOLAR SE TORNA MAIS ACESSÍVEL DEVIDO A AVANÇOS NO SETOR

Atualizado: 24 de mai. de 2021

Queda nas despesas de produção dos equipamentos e investimentos no setor de energia fazem com que a instalação de Energia Solar Fotovoltaica se torne mais acessível ao consumidor.

Descoberta meio a experiências do físico Edmond Becquerel, em 1839, a nova era da energia solar nasceu em 1954, quando descobriram a primeira célula fotovoltaica com silício, um dos elementos das placas fotovoltaicas. A partir disso, iniciou-se a modernização da captura deste tipo de energia.


Veja abaixo por que os avanços fazem a Energia Solar ser mais conhecida e acessível:


Investimento ao alcance de todos


A instalação de projetos fotovoltaicos está se tornando cada vez mais acessível ao consumidor, devido aos avanços tecnológicos, diminuição dos custos de equipamentos e ao investimento no setor. Vale lembrar também que a produção de equipamentos pela China e linhas de créditos oferecidas pelos bancos para financiamentos, ajudam a tornar o mercado de energia fotovoltaica ao alcance dos Brasileiros.


Aqui em nosso país, instituições financeiras disponibilizam opções de financiamento para projetos comerciais, residenciais, do agronegócio e de indústrias, sendo uma forma de realizar o pagamento do sistema de forma mais leve, uma vez que são oferecidas taxas diferenciadas e parcelas que cabem no seu bolso, que podem ser quitadas ao longo dos anos.


Além disso, em agosto de 2020, o Governo Federal zerou os impostos de importação de equipamentos de energia fotovoltaica até o final de 2021, tornando o custo da energia solar mais em conta.



A expansão do setor


A Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) prevê que nos próximos quatro anos, 305 parques de energia solar que juntos somam 12,3GW de potência devem estar em operação no Brasil. Isso representa quase 37% da potência total atribuída a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e faz da Energia Solar a fonte com maior expectativa de crescimento no país.



O Brasil já possui ao todo, 6,24GW de capacidade de energia fotovoltaica instalada e, a partir disto, a fonte já trouxe ao país mais de R$31 bilhões em investimento privado e gerou cerca de 180 mil empregos desde 2012, segundo a Absolar. Com o crescimento esperado para os próximos anos, espera-se que esses números se multipliquem cada vez mais.


O serviço oferecido


A energia solar fotovoltaica é gerada a partir da captação da luz solar. Quanto maior o índice de luminosidade nos painéis solares, maior será a produção de energia. Os painéis são os equipamentos utilizados para captar a luz solar e iniciar o processo de transformação em energia elétrica. Desta maneira, a eletricidade está pronta para ser distribuída no local, gerar créditos ou ser armazenada.




Atuando com equipamentos de alta qualidade e marcas reconhecidas, a Evosolar, empresa referência no setor de energia fotovoltaica nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, garante eficiência e economia para residências e empresas.


Utilizando o sistema disponibilizado pela empresa, os painéis têm garantia mínima de 80% de eficiência por pelo menos 25 anos e pode reduzir a sua conta de luz em até 95%. Ótimo, não? Outra vantagem é o baixo custo para manutenção do sistema: ele exige poucos cuidados, uma vez que, em muitos casos, a própria chuva faz a limpeza da poeira acumulada, sendo preciso apenas, quando necessário, fazer a limpeza de folhas caídas sobre os painéis.




110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page