top of page

Entenda a diferença entre kW, kWh e kWp na Energia Solar

Ao ter contato com energia solar é comum ter dúvidas sobre as diferenças entre kW, kWh e kWp, termos frequentemente utilizados neste setor. Mediante o interesse em investir em energia solar é essencial ter clareza sobre tais aspectos. E até mesmo para ter autonomia no acompanhamento do desempenho de sua usina fotovoltaica, é importante compreender ao que se refere tais unidades a fim de garantir que esses sistemas possam gerar energia elétrica de forma eficiente e confiável.

Portanto, para alcançar uma compreensão mais profunda a respeito do funcionamento de um sistema de energia solar, avaliar seu desempenho e determinar se sua configuração está sendo vantajosa ou não, é fundamental compreender a distinção entre kW, kWh e kWp.

O objetivo deste artigo é apresentar de forma clara e objetiva os conceitos por traz destas siglas, então, continue a leitura e confira a seguir uma breve contextualização sobre o assunto, tendo ênfase em apontar de que forma esses valores têm relação com uma Usina Fotovoltaica.


O que é kW?

O Watt (W) é uma unidade de medida de potência elétrica, de modo que a potência elétrica quantifica a capacidade que o equipamento tem de atuar para executar sua determinada função. A equação que expressa a potência elétrica (W) é: P = W/t. Onde:

  • P refere-se a potência elétrica

  • W refere-se ao trabalho realizado (energia gerada ou consumida)

  • T é o tempo (energia gerada ou consumida)

Podemos entender por meio da expressão apresentada que a potência elétrica é capaz de apontar a quantidade de energia que um determinado equipamento ou sistema é capaz de gerar em um determinado instante. Em outras palavras, expressa a quantidade de energia que é transformada por unidade de tempo. Em que contexto podemos considerar o kW? É amplamente utilizado para medir a potência de equipamentos elétricos, como os inversores fotovoltaicos. Por fim, é importante salientar que o “k” refere-se a quilo significa que a unidade foi multiplicada por 1000, sendo assim: 1000W refere-se a 1kW.


Inversor Solar com 10KW de potência

O que é kWh?

Já o kWh (quilowatt-hora) é uma unidade de medida de energia elétrica, que indica a quantidade de energia consumida ou gerada em um período de tempo. Em relação a uma Usina Fotovoltaica, podemos observar a quantidade de energia gerada durante 1 dia, mês ou ano com o uso do aplicativo de monitoramento.

Por exemplo, se uma lâmpada de 100 watts for usada durante 10 horas, ela terá consumido 1 kWh de energia elétrica.


O que é kWp?

Por fim, o kWp (quilowatt-pico) é uma unidade de medida da potência máxima que o sistema ou equipamento é capaz de atingir em um momento de alta performance. Pensando no contexto de uma Usina Fotovoltaica, este pico pode ser alcançado durante o melhor momento de incidência solar sobre os painéis fotovoltaicos, ou seja, no momento em que a usina está submetida as melhores condições de operação.

Em síntese, a potência gerada pela usina em um determinado momento é medida em kW, enquanto a quantidade de energia elétrica gerada em um dia ou mês é medida em kWh. O kWp é usado para avaliar a capacidade de geração de energia elétrica da usina em condições ideais de incidência solar, permitindo que os engenheiros e técnicos possam projetar, monitorar e ajustar os sistemas para obter a melhor eficiência possível.

Usina Solar em Araras-SP com 50,6KWp e 7.084Kwh de geração

Em resumo, o kW, kWh e kWp são unidades de medida fundamentais para o acompanhamento e gerenciamento de usinas fotovoltaicas. Compreender melhor essas unidades se faz essencial para garantir que esses sistemas possam gerar energia elétrica de forma eficiente e confiável, contribuindo para a transição global para fontes de energia mais limpas e renováveis.

131 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page