• mariabianchinibarrozo

Entenda Como Funciona a Energia Solar Residencial

Existem várias maneiras de se usufruir da energia solar. A maneira mais simples é instalando um sistema gerador de energia solar residencial. Muitas pessoas ainda acham que é uma energia distante, cara e de difícil acesso. Em contrapartida à esta crença, a energia solar é barata, simples e de fácil instalação!




Para desmistificar essa matriz tão essencial, é necessário explicar como ela é gerada, como ela funciona e como é simples para um consumidor obtê-la.


Ao contrário do que muitos pensam, a energia solar não é gerada através do calor, mas através da luz solar. Os painéis solares, que possuem uma tecnologia de captação da luz solar através de suas células fotovoltaicas de silício, são posicionados de maneira que captem luz pela maior quantidade de tempo possível durante o dia, para que o máximo de energia possa ser gerada!


Essa energia é captada em forma de corrente contínua, mas precisa ser transformada em corrente alternada para poder ser usada pelo imóvel. Esta função é da String Box. Os painéis solares são conectados à String Box, que é o que transforma as correntes, para que a energia possa ser usada normalmente pelo imóvel!


Nem toda energia produzida pelo sistema de energia solar é utilizada instantaneamente. O excedente produzido pelo sistema pode ser armazenado de duas maneiras. Se o sistema de energia solar for Off-Gridd, significa que ele não estará ligado à uma concessionária de energia elétrica, então, todo excedente será estocado em baterias. Caso o sistema de energia solar seja On-Gridd, que é o mais barato, todo excedente produzido será injetado na concessionária de energia elétrica e ficará registrado no sistema de créditos.


O sistema de créditos é simples. Ao adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica On-Gridd, seu imóvel não será desconectado da concessionária de energia elétrica, mas se tornará o gerador de sua própria energia. O relógio medidor será trocado por um capaz de medir não só energia que entra no imóvel, mas também aquela que sai e é injetada na concessionária. Essa energia, que não é usada instantaneamente pelo imóvel fica registrada como crédito por até 5 anos, para ser usada nos dias de geração mais baixa ou durante a noite.




Uma grande questão para os interessados em instalar energia solar é o preço. Por ser um método relativamente novo de geração de energia, ainda acredita-se que adquirir um sistema de energia solar é caro. O fato é que instalar energia solar é um investimento com retorno certo!


Seja através de um financiamento ou através de um pagamento à vista, em algum momento o pagamento é finalizado. Para quem tem um imóvel, sempre haverá a próxima conta de luz. Ao adquirir um sistema gerador de energia solar fotovoltaica, o preço da conta de luz do imóvel pode diminuir em até 95%. Ao final do pagamento do projeto, todo dinheiro que se deixa de pagar à concessionária de energia elétrica se transforma em lucro.


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo