top of page

Hidrelétricas perdem espaço para energias renováveis: Popularização aumenta.

Atualizado: 24 de mai. de 2021

Sabemos que, além de reduzir a emissão de agentes poluentes no nosso planeta, as energias renováveis também apresentam um grande potencial ao nosso país. Isso porque, devido a região tropical em que o Brasil está localizado, as energias renováveis, principalmente a energia solar, se tornam grandes aliadas na construção de um mundo sustentável.




Usinas hidrelétricas perdem espaço A principal fonte energética da grande maioria dos países do mundo ainda é a utilização de combustíveis fósseis. Já no Brasil, a utilização de energias renováveis, como a energia solar e eólica, é cada dia mais presente. E esse crescimento tende a aumentar. Isso porque, se faz necessário estacionar o crescimento da demanda das hidrelétricas, que hoje representam mais de 50% da matriz energética do país. Segundo Élbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, “as fontes hidrelétricas estão praticamente esgotadas, nós usamos todos os recursos viáveis de ponto de vista social, econômico e ambiental.” Diferentemente das hidrelétricas, as energias renováveis não agridem ao meio ambiente e nem necessitam da devastação de grandes áreas. Além disso, considerando o ponto de vista técnico e econômico, as renováveis também saem na frente, sendo pontos muito positivos e que valem a pena considerar. Uso das fontes renováveis no Brasil cresce bastante

Nos últimos anos, o uso das fontes renováveis no nosso país alcançou uma demanda de 46,1% na participação da matriz energética, incluindo as energias solar, eólica, biomassa e hidráulica. O indicador apresenta crescimento três vezes maior do que a média mundial. Um aumento de 1,4% na demanda total de energia em comparação com 2018. A energia solar cresceu cerca de 92%. Esse aumento se deu principalmente à sua popularização e maior conhecimento das pessoas acerca da utilização dessa energia enquanto economiza dinheiro. Junto com a energia eólica, que cresceu cerca de 15,5%, essas energias representam 50% das energias renováveis na matriz brasileira.

Devo investir em energias renováveis?


Considerando que estão em constante crescimento, se você deseja economizar dinheiro, deixar de ser refém do constante aumento das bandeiras tarifárias e ainda assim ajudar ao meio ambiente, aconselhamos o investimento no setor.


Além do mais, percebe-se que as fontes de energia que poluem o meio ambiente ou necessitam de uma devastação de grandes territórios, como a hidrelétrica, estão perdendo força no Brasil.


A Evosolar ajuda você a aderir à energia solar fotovoltaica e ficar fora de grandes impostos e aumentos. Entre em contato conosco e sabia mais.



75 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page