top of page

Mercado de energia solar: como ingressar neste setor?

Tendo em vista o potencial que o Brasil possui para explorar a energia solar com alta eficiência, tem sido cada vez mais atrativo investir no mercado de energia solar. O recente marco de 13 gigawatts (GW) de potência instalada aponta que o salto em investimentos no setor fotovoltaico nacional a cada ano tem sido mais expressivo.

Apesar da atratividade e boa rentabilidade que o mercado de energia solar proporciona, a escolha de ingressar no mercado de energia solar pode ter como base outras motivações. Quem escolhe atuar no setor trabalha diretamente com ações em prol de promover sustentabilidade e preservação ambiental.

Nesse sentido por se tratar de uma energia sustentável e limpa, o mercado de energia solar é capaz de promover a redução de gases poluentes na atmosfera, visto que produz energia elétrica sem gerar resíduos e de formar tão eficaz quanto outras fontes de energia.

A satisfação de trabalhar em um setor que colabora de forma expressiva na redução de impactos ambientais une o propósito e paixão de muitos indivíduos. E não há preço que pague o prazer de trabalhar com algo que está totalmente alinhado com seu propósito de vida. Além disso, este cenário é favorável para que o indivíduo que tem afinidade com o mercado de energia solar obtenha excelente desempenho ao atuar no setor. Sobretudo, é inegável o potencial que o mercado de energia solar tem para continuar se expandindo, e, portanto, há muitas oportunidades de ingressar no mercado e obter sucesso. Confira a seguir como é a demanda no mercado de energia solar, e como ingressar neste setor.

Como é a demanda no mercado de energia solar?

Em primeiro lugar, é válido destacar que a busca por soluções energéticas sustentáveis e limpas é uma tendência mundial, sendo a energia solar uma das alternativas de gerar energia que vem sendo cada vez mais explorada em razão disso. Além disso, há a necessidade de diversificar a matriz elétrica nacional, a fim de evitar possíveis colapsos e falhas no fornecimento de energia, visto que ainda é vigente a predominância da geração de energia a partir de hidrelétricas, e as crises hídricas tem afetado significativamente o setor elétrico.

Tais aspectos fomentam o investimento no mercado de energia solar, apontando o elevado potencial de demanda que o setor possui. O “rótulo” de que investir em projetos fotovoltaicos é extremamente caro já não predomina como a alguns anos atrás. Para muitos brasileiros os constantes aumentos na tarifa de energia acaba sendo uma motivação para investir nesta solução energética. Além disso, empresários que consomem muita energia em seus negócios encontram na energia solar uma excelente estratégia de economizar com o gasto com o fornecimento de energia.

Nesse sentido, além da demanda de projetos de instalações fotovoltaicas, é possível considerar a oportunidade atender demandas de serviços de manutenções em sistemas fotovoltaicos e até mesmo limpeza de painéis. Sendo assim, há muito para se explorar e lucrar dentro do mercado de energia solar.

Como ingressar no mercado de energia solar?

É possível considerar diferentes formas e meios de ingressar no mercado de energia solar. Confira a seguir algumas possibilidades e veja com qual você irá se identificar.

  • Instalador fotovoltaico

Devido ao crescimento do setor fotovoltaico há elevada demanda em atividades que envolvem a execução de instalações fotovoltaicas, a qual requer mão de obra especializada. Para atuar é necessário ter conhecimento da parte técnica referente a instalação de sistemas fotovoltaicos. Há grande oferta de empregos no mercado para o cargo, sendo possível atuar até mesmo de forma autônoma.

  • Projetista

O projetista é responsável por dimensionar o projeto fotovoltaico, e definir os componentes a serem usados na instalação. Este cargo requer nível superior, sendo frequentemente ocupado por Engenheiros. O interessado em atuar no cargo deve buscar se especializar em softwares e buscar ter conhecimento em diferentes tipos de projetos, ainda que os projetos residenciais sejam por vezes a maior parte da demanda.

  • Vendedor

Quem possui facilidade para se comunicar e gosta de conhecer novas pessoas pode ter enorme satisfação ao atuar como vendedor no mercado de energia solar. O cargo não requer nível superior, e nem mesmo formação específica em alguma área. No entanto, é importante que o indivíduo conheça bem diversos aspectos referentes a energia solar a fim de sanar dúvidas dos clientes e passar credibilidade ao público.

Além disso, é possível ter acréscimos significativos no faturamento mensal devido as comissões referentes a cada venda realizada.

  • Investir em uma Franquia de Energia Solar

Quer empreender no mercado de energia solar, mas não sabe por onde começar? Escolher o sistema de franquia pode ser uma excelente alternativa. O mercado de energia solar é rentável, mas começar do zero pode ser um grande risco. Por esta razão, a possibilidade de ter uma franquia de energia solar e ingressar no mercado atuando com uma marca que já está bem estruturada pode garantir o seu sucesso.

Todavia, a escolha deve levar em consideração uma marca que irá ofertar treinamentos, suporte e um modelo de negócio bem estruturado. O modelo de franquia Evosolar é comprometido em garantir o sucesso de seus franqueados, colaborando para garantir o sucesso da nova unidade. Quer saber mais detalhes sobre essa oportunidade? Entre em contato!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page