top of page

Saiba quais são as principais dúvidas sobre placas solares fotovoltaicas

Muitos brasileiros sonham em ter em seus telhados um conjunto de placas solares para gerar sua própria energia elétrica e fugir dos altos valores na conta de luz.


Independente de onde você mora, seja numa região mais quente como no norte do pais ou mais fria como no sul, podemos afirmar com certeza que a tecnologia de energia solar fotovoltaica trará economia a todos.


Mas, o que são as placas solares, quantas unidades preciso para suprir o consumo, onde comprar e como instalar? Essas são as dúvidas que iremos explanar ao longo desse texto.


O que são as placas solares?


As placas solares fotovoltaicas que compõe o painel solar e faz parte do sistema de energia solar, são um dos principais componentes do sistema.


As placas são denominas tecnicamente como módulos fotovoltaicos e são responsáveis pela captação da luz solar que será convertida em energia elétrica.


Pela necessidade dessas placas estarem expostas à luz solar, sendo a parte visível do sistema, elas chamam bastante a atenção quando são avistadas nos telhados.


Atualmente as placas comercializadas possuem diferentes formas, quantidade de células e materiais, como o policristalino, monocristalino, entre outros.


Os principais modelos comercializados possuem tamanho entre 1,00x1,65m e 1,00x2,00m. Podem conter de 60 a 72 células fotovoltaicas e produzem entre 240 e 335 Watts de energia elétrica.


Dentro das placas, o conjunto de células é conectado em serie através de uma linha condutora que cria o circuito.


As células são cobertas por películas e colocadas sobre um fundo protetor e através da caixa de junção são conectadas em serie.


Um vidro temperado e altamente resistente é colocado por cima para proteção das células, e por fim, um quadro de alumínio forma a moldura da placa.


Como funcionam as placas fotovoltaicas?


Em 1839, o físico francês Edmond Becquerel descobriu o processo que ficou conhecido como efeito fotovoltaico, que converte a luz do sol em energia elétrica.


A geração de energia é realizada por cada célula fotovoltaica que compõe a placa.

O efeito fotovoltaico ocorre quando as partículas da luz solar, os fótons, alcançam a célula fotovoltaica e criam uma reação do material semicondutor.


As células fotovoltaicas são compostas por duas faces distintas, uma com excesso de elétrons – face negativa - e a outra com a falta desses – face positiva.


Uma vez que os fótons da luz solar atingem as células fotovoltaicas, ocorre uma reação fazendo com que os elétrons da face negativa sejam empurrados para o lado positivo, criando então a corrente elétrica que denominamos de energia solar fotovoltaica.


Quantas placas são necessárias para suprir o consumo de energia elétrica?


Para definir uma quantidade exata de placas a serem instaladas é preciso realizar um estudo caso a caso.


Porém, podemos fazer uma estimativa tomando como exemplo uma casa pequena com quatro moradores, cujo consumo esteja na faixa de 500 a 600 KWh/mês.


Tomando como exemplo uma placa solar com uma área de 1,65m² e potência de 265W, seria necessário um conjunto de 14 placas que cobririam uma área com cerca de 24 m².


Em uma casa com porte um pouco maior com seis moradores e consumo médio de 1200 KWh/mês, seriam necessárias 32 placas que ocupariam cerca de 52 m².


Onde comprar e como instalar as placas de energia solar?


Apesar de ser possível comprar separadamente as placas, elas por sí só não irão resolver o problema, pois é necessário todo um conjunto, que além das placas, é composto por um inversor, caixa de junção, estruturas de suporte, cabeamento e etc.


É também possível comprar pela Internet Kits completos de energia solar de tamanhos variados, porém, sem o acompanhamento de um técnico para projetar e instalar o sistema não será possível conecta-lo a rede elétrica, pois as distribuidoras exigem que um técnico especializado assine o projeto.


Portanto, a melhor maneira de adquirir o seu sistema de energia solar é através de uma empresa especializada, que irá projetar e instalar adequadamente, e depois irá providenciar a conexão do sistema com a rede da distribuidora.

347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page