top of page

Se o tempo estiver nublado, os painéis solares ainda funcionam corretamente?

Atualizado: 20 de mai. de 2021

Sempre que o assunto é energia solar, surge na cabeça de muitos uma dúvida: “Será que vou gerar energia mesmo em dias nublados?”. A resposta é SIM! Os painéis solares funcionam tanto em dias ensolarados quanto em dias nublados, uma vez que a tecnologia fotovoltaica é movida pela incidência da radiação solar e não da força e do calor do sol.



A geração de energia fotovoltaica funciona da seguinte forma:

  • Os painéis solares captam a energia do sol e a transformam em energia elétrica;

  • O inversor solar transforma essa energia em corrente alternada, que é a corrente elétrica compatível com a rede de nossas casas;

  • A energia produzida pode ser consumida imediatamente ou acumulada em baterias especiais;

  • A energia excedente é devolvida para a rede elétrica podendo gerar mais descontos na sua conta de energia.

Depois de entender como funciona a geração de energia, outro fator importante é a localização aonde faremos a instalação do seu sistema de geração de energia solar, nos preocupamos em posicionar bem as placas para garantir melhor captação dos raios solares durante o dia.


Quando o tempo está fechado, a eficiência energética é reduzida, já que o índice de insolação é menor. Porém, mesmo que reduzida a carga gerada é suficiente para manter seus aparelhos eletrônicos funcionando normalmente, uma vez que os painéis nunca param de gerar energia mesmo que o sol estiver parcialmente ou totalmente encoberto. O único momento em que o sistema fotovoltaico não gera energia é durante a noite, pois não há incidência solar suficiente.


Sendo assim, não precisa se preocupar em aderir ao sistema fotovoltaico, uma vez que trará muitos benefícios para o seu bolso, meio ambiente e desenvolvimento econômico de nosso país.


223 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page