• Luiz Fernando Tiberto

Sistema de bombeamento movido a energia solar é alternativa para facilitar o acesso à água

Atualizado: Out 15

Além de ser mais barato, é de fácil instalação e pode levar água a milhares de pessoas, principalmente àquelas que vivem em lugares remotos.




A energia solar fotovoltaica pode ser uma alternativa para bombear água, uma vez que para levar água de poços, reservatórios, represas, rios e lagos para o uso pessoal ou agropecuária demanda muita energia. No entanto, a rede elétrica nem sempre está próxima, disponível ou acessiva. Portanto, de acordo com o Relatório Luz 2019, que analisou os objetivos de desenvolvimento sustentável, 34 milhões de pessoas não possuem acesso à água potável e quase 600 mil domicílios ainda não dispõem de acesso à energia elétrica.


A maioria das pessoas vivem em locais remotos e, por não terem água encanada nem energia elétrica para bombear a água, acabam utilizando bombas movidas a diesel que, além de serem poluentes, exigem constante manutenção. O bombeamento de água movido a energia solar será um grande aliado para solucionar esses problemas, por ser um sistema confiável, econômico e sustentável.


Para suprir essa necessidade, as bombas movidas à energia solar de superfície ou submersas para pequenas vazões são ideais para o uso domiciliar. A vantagem é facilitar o acesso à água sem precisar de rede elétrica, bateria ou gerador e ter custo zero de energia ou combustível. Vale lembrar que esse sistema requer um baixo investimento e o retorno financeiro vem em menos tempo. Dependendo dos parâmetros, segundo especialistas, o investimento é de aproximadamente R$1 mil.


Na prática, liga-se o sistema dos painéis até a bomba, que então é posicionada no poço ou reservatório. O painel solar concentra toda energia captada por meio do sol e alimenta a bomba, que começa a trabalhar e bombear a água até o ponto final.


Quer saber como funciona o sistema de bombeamento movido a energia solar? Clique aqui


Além do uso domiciliar, o bombeamento solar é muito utilizado na agricultura e pecuária, em que atua com mais vazão. Esse sistema também pode ser utilizado para abastecimento e transferência de água entre tanques, e para retirar água de poços para dessalinização e purificação.


Esse sistema movido a energia solar, além de ajudar a muitas pessoas a terem acesso à água, reduzirá os gastos e dificuldades encontradas no processo tradicional.

2 visualizações

NOSSA EMPRESA

A Evosolar é uma empresa integradora de energia solar fotovoltaica focada na sustentabilidade do planeta, gerando economia na conta de luz e satisfação para nossos clientes.

NOSSAS UNIDADES

Horários

Seg-Sex: 9:00 - 18:00

​​Sábado: 9:00 - 13:00

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© 2018.  Created by Evosolar