top of page

Veja como é calculado o tempo de retorno do seu investimento em energia solar

Atualizado: 24 de mai. de 2021

Segundo estudos, o retorno do investimento é de até 5 anos, sendo a durabilidade de um sistema de pelo menos 25 anos.



Uma solução rápida e descomplicada que está atraindo muitos brasileiros é o investimento em energia solar fotovoltaica. Seus benefícios são inúmeros: desde ajudar ao meio ambiente contribuindo para um mundo mais sustentável até a economia financeira, tornando o proprietário livre das tarifas energéticas que variam anualmente. Mas como saber quando o meu sistema começará a gerar lucro?


Neste artigo, vamos te explicar como funciona o “payback”. O termo, que significa retorno em português, é o cálculo que representa o tempo que levará para seu investimento "se pagar" e começar a gerar lucro. Em outras palavras, esse cálculo mostra o tempo que, com a economia gerada pelo seu sistema de energia solar, você recupera o valor do investimento que fez ao escolher gerar sua própria energia. O cálculo realizado leva em consideração fatores como: o valor total investido, local de instalação do projeto, perfil de uso e a geração média do sistema.


Antes de mais nada, vale lembrar que já é possível perceber o quão rentável é o investimento a partir do momento em que o usuário recebe a primeira conta de energia após a homologação, com um valor totalmente diferente daquele que pagava antes. Além do mais, de acordo com estudos, os sistemas instalados pela Evosolar, têm garantia de gerar uma economia de até 95% na sua conta de luz por pelo menos 25 anos de pleno funcionamento.



Tarifas de energia

As tarifas de energia brasileira variam conforme a necessidade das distribuidoras de energia. Para isso, elas fazem uso das bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha). A partir do momento em que o consumidor gera a sua própria energia, não há mais por que se preocupar com essas variações que tanto mexem no bolso do brasileiro, contribuindo assim para um retorno mais rápido.



Afinal, como é calculado o payback da energia solar?


São vários fatores que nós da Evosolar levamos em consideração para a realização desse cálculo, como o local da instalação da usina, a potência, tensão, horas de utilização e consumo médio do cliente, como citamos acima.


Vale também deixar claro que esse retorno varia de sistema para sistema, uma vez que depende de todas essas variáveis.


Para calcular o valor do “payback” é preciso analisar também o valor do kWh praticado em cada região. Feito isso, é preciso dividir o valor do investimento pelo produto de energia gerada e o ano pela tarifa. Por exemplo: R$25/200 kWh x 12 x 0,83 R$/kWh.


Achou tudo isso um pouco complicado? Não se preocupe! Ao fazer o seu orçamento, nós entregamos todas essas informações detalhadas para que você não fique com nenhuma dúvida antes de fechar seu contrato conosco. Além do suporte que oferecemos ao nosso cliente antes, durante e após a instalação.


Evosolar


Contar com uma empresa de referência é ter segurança e garantia de procedência. Por isso, quando o assunto é qualidade, a Evosolar é experiente no assunto. Atuamos desde pequenos a grandes projetos em residência, indústria e comércio.




223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page