top of page

QUANTAS PLACAS DE ENERGIA SOLAR PRECISO?

Atualizado: 20 de mai. de 2021


Chegou a hora de descobrir quantas placas de energia solar você precisa para suas aplicações!



MUITA CONFUSÃO FOI CAUSADA NOS ÚLTIMOS TEMPOS ...

Você pode estar confuso por conta de algumas informações desencontradas acerca do uso de energia solar fotovoltaica para algumas aplicações específicas.

Isso acontece porque muitos dos eletrodomésticos de nossa residência consomem bastante energia.


Aproveitando este fato, algumas empresas acabaram usando a chamada “ar condicionado movido a energia solar” ou “chuveiro quente movido a energia solar”, por serem alguns dos vilões de consumo dentro de uma residência.

E claro, chamadas como esta prendem a atenção de quem tem interesse em diminuir as contas de luz, especialmente quanto aos custos relativos ao ar-condicionado e ao chuveiro elétrico.

Se você deseja de uma vez por todas entender estes problemas e não cair em falsas promessas, mas sim descobrir quantas placas de energia solar preciso para minha residência e de quebra para compensar o consumo tanto do meu ar-condicionado quanto , acompanhe esta leitura.

Mas antes, se você não sabe como funciona a energia solar, CLIQUE AQUI e descubra como funciona a energia solar para depois se aprofundar com este artigo, beleza?



QUANTAS PLACAS DE ENERGIA SOLAR PRECISO PARA MEU AR-CONDICIONADO?



Ar-condicionado é um dos vilões atuais que aumentam o consumo e as contas de energia

A primeira confusão que fizeram está logo aqui nessa pergunta acima.

Uma empresa lançou um ar-condicionado movido a energia solar, que logo em seguida saiu de linha de produção.

Ele era um aparelho que funcionava tanto com energia solar fotovoltaica quanto com a energia elétrica da rede.

Era o chamado aparelho híbrido.

O ar-condicionado era acoplado a uma placa de energia solar de apenas 70 W, que não supria toda a necessidade do aparelho em seu ciclo de funcionamento.

Isto ocorre porque o ar-condicionado consome cerca de 2000 W em média.

A placa era responsável por um percentual baixíssimo do que o aparelho realmente precisaria para se manter funcionando apenas com ela.

Portanto, este aparelho foi uma inovação tecnológica que entrou no mercado, mas não chegou a trazer grandes transformações, porque a viabilidade técnica-econômica é quem determina se um aparelho vai ou não permanecer em alta no mercado.


ENTÃO, NÃO POSSO USAR ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEU AR-CONDICIONADO?

O ar-condicionado citado anteriormente já vinha com placas de energia solar acoplada ... e saiu de linha.

Vamos começar a esclarecer as coisas: um sistema de energia solar residencial vai servir para a residência como um todo, não apenas para alguns tipos de equipamentos.

Para construir um aparelho eletrodoméstico que já venha acoplado à energia solar e este sistema supra toda a demanda de energia para o bom funcionamento do ar-condicionado sem precisar da energia da rede, seriam necessários em média de 4 a 5 placas de energia solar, o que por si só seria inviável quanto ao custo.

Ou seja, o retorno financeiro para este tipo de aplicação ficaria muito longo, não se tornando viável.



E QUAL A SOLUÇÃO? COMO ECONOMIZAR NA MINHA CASA SE EU POSSUO AR-CONDICIONADO?


Fique tranquilo! Se você possui ar-condicionado em sua casa, você poderá instalar energia solar fotovoltaica na residência como um todo, fazendo com que não somente o ar-condicionado, mas toda a casa tenha o valor da conta reduzida.

Isto se torna possível porque pela manhã e tarde a geração de energia solar supre a demanda de energia do ar-condicionado (e de todas as outras cargas) que estão ligadas naquele instante.

E quanto à noite? Bom, a noite, se estiver quente e você utilizar o ar-condicionado para se refrescar, o excesso da geração de energia solar na parte da manhã e da noite, ou seja o que foi gerado “a mais”, vai para a rede da concessionária e depois é transferida para você de volta em forme de abatimento no valor da conta de energia elétrica, compensando o gasto de energia com ar-condicionado à noite.


Instalação de energia solar feita pela Evosolar em uma residência que possui ar-condicionado


Explico melhor quantas placas de energia solar são precisas para sua casa suprir o gasto de todos os eletrodomésticos e não somente do ar-condicionado logo a seguir!

Mas antes, conheça outro problema similar ao anterior.

Agora a pergunta é outra!


QUANTAS PLACAS DE ENERGIA SOLAR PRECISO PARA MEU CHUVEIRO?



O chuveiro quente também é um grande vilão da conta de energia elétrica, encarecendo-a.

Desta forma, muitas são as soluções utilizadas para diminuir os gastos com os banhos quentes demorados.

Chuveiro elétrico é outro dos grandes vilões do consumo, encarecendo a conta de luz

Aqui, as pessoas confundem a energia solar fotovoltaica com a energia solar térmica.

São dois sistemas diferentes:

A energia solar térmica serve para aquecer a água que vai ser utilizada na hora do banho, reduzindo os custos referentes somente ao chuveiro.

Já a energia solar fotovoltaica serve para abater a conta de energia elétrica da residência como um todo, portanto é uma solução mais completa.

Portanto, vamos descobrir agora quantas placas de energia solar preciso para minha residência!



QUANTAS PLACAS DE ENERGIA SOLAR PRECISO PARA MINHA RESIDÊNCIA?


O que podemos falar é sobre valores em média, porque as instalações variam de acordo com o Sol no local, o tamanho da casa, o quanto ela consome de energia elétrica ...

Se você quiser uma simulação completa, detalhada e personalizada, basta clicar abaixo:



Em média, para uma família pequena e uma residência sem grandes gastos, é preciso cerca de 7 a 8 placas de energia solar para compensar o consumo total pelos aparelhos eletrodomésticos.

Quando a casa possui ar-condicionado e é uma família maior, com mais cômodos na casa, em um local bastante ensolarado, este valor pode aumentar significativamente.

Além disto, a pessoa pode desejar economizar não somente na casa em que ela mora, mas em alguma outra de sua propriedade.

Isto é possível e a instalação ficaria ainda maior.

Portanto, o melhor realmente é consultar o especialista na área para que consiga ser preciso e fazer um projeto que seja adequado e sob medida para o local onde você mora.



AFINAL, QUANTAS PLACAS DE ENERGIA SOLAR PRECISO?

Você precisa do número de placas que é conveniente para diminuir consideravelmente sua conta de energia elétrica e esse número varia de acordo com o local da instalação, do consumo dentro da residência, com a inclinação do telhado, etc.

Portanto, embora a média para uma casa pequena seja de 7 a 8 placas de energia solar, este número pode crescer para casas maiores e também conforme o objetivo da própria pessoa.

É muito comum para casas maiores a instalação ficar bem maior, e mesmo assim o retorno financeiro ser bastante alto e significativo para quem o faz.

Vale a pena consultar o especialista para que te forneça algo personalizado para você e sua situação.

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page